Universidade da Regeneração
Aula 01
Algumas pessoas buscam o auto-conhecimento como única fonte de regeneração espiritual, o que pode ser muito limitado perto do que se espera de um bom médium. A espiritualidade divina, espera do médium um pouco mais, um sentimento caritativo e altruísta em doar-se aos outros esquecendo, muitas vezes de si mesmo. Nesta parte da nossa primeira aula virtual em conexão espiritual, vamos adentrar o Capítulo VII do Livro dos Espíritos: INFLUÊNCIA DO ORGANISMO. E depois faremos um diálogo fraterno sobre o assunto.
Item 369. O livre exercício das faculdades da alma está subordinado ao desenvolvimento dos órgãos?
R.: Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma; esta manifestação está subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição desses mesmos órgãos, como a excelência de um trabalho, à excelência da ferramenta.
Para que o médium no corpo físico, ou no corpo espiritual tenha pleno domínio das faculdades de sua alma, é preciso que ele tenha a mente calma e o coração leve. Sem isso, nenhuma tarefa se conclui com maestria, e Deus nos enviou Jesus ao dizer que os tesouros do céu são os mais importantes.
Não acumuleis tesouros na Terra, onde a ferrugem e os vermes os comem e onde os ladrões os desenterram e roubam; - acumulai tesouros no céu, onde nem a ferrugem, nem os vermes os comem; - porquanto, onde está o vosso tesouro aí está também o vosso coração.
Eis por que vos digo: Não vos inquieteis por saber onde achareis o que comer para sustento da vossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?
Observai os pássaros do céu: não semeiam, não ceifam, nada guardam em celeiros; mas, vosso Pai celestial os alimenta. Não sois muito mais do que eles? - e qual, dentre vós, o que pode, com todos os seus esforços, aumentar de um côvado a sua estatura?
Por que, também, vos inquietais pelo vestuário? Observai como crescem os lírios dos campos: não trabalham, nem fiam; - entretanto, eu vos declaro que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. - Ora, se Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanhã será lançada na fornalha, quanto maior cuidado não terá em vos vestir, ó homens de pouca fé!
Não vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos? ou: que beberemos? ou: de que nos vestiremos? - como fazem os pagãos, que andam à procura de todas essas coisas; porque vosso Pai sabe que tendes necessidades delas.
Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas vos serão dadas de acréscimo. - Assim, pois, não vos ponhais inquietos pelo dia de amanhã, porquanto o amanhã cuidará de si. A cada dia basta o seu mal. (Mateus, cap. VI, vv. 19 a 21 e 25 a 34.)
Desta forma como seria um bom médium?
Aquele que consegue abrir mão de suas maiores preocupações materiais e emocionais para cumprir o que prometeu antes de encarnar, esse sim, é um bom médium, um bom discípulo do cristo e um bom espírita servidor. O problema não está no que tens, mas como tens... a forma como consegue conduzir sua própria vida... Uma vida plena de Deus precisa ter a Paz para doar a todos partindo do sentimento puro de caridade para com todos, começando com o próprio ser...
- sem apego
- sem preocupação excessiva
- sem dores na alma
- sem desesperos
Fé, amor, caridade, sabedoria... fontes básicas para todos nós encarnados e desencarnados.
PERGUNTA DOS ALUNOS (Coletânea geral resumida)
1. Como eu faço para dominar meus sentimentos, se eles vão e voltam no meu coração e me pesam muitas vezes?
Louis Alphonse: Medite sempre que algo lhe doer, meu filho, Deus está lhe dando a tormenta para que aprenda a asserenar a mente e procurar de outras formas aliviar o coração.
Laura: Domine seus impulsos, respire fundo, esvazie seu coração com a liberação emocional do choro se for grave o problema ou se algo doer demais, mas... nunca permaneça na dor. Libere-a e liberte-se.
Shelton: Aprendi que sentir muitas vezes nos fere, nos faz tumultuar a mente, nos complica os caminhos da racionalidade e trás uma dicotomia do posso e não posso, quero e não quero... mas, a sinceridade sempre me ajuda a perceber que a vontade de Deus está acima da minha e eu me permito agir em cima disso.
2. As nossas necessidades são supridas por Deus, certo? Mas, de que modo ou até que ponto devemos nos acomodar a essa fé na espera pela providência divina?
Louis Alphonse: Até o ponto em que não podeis fazer mais nada a não ser esperar, sem se desesperar.
Laura: Faça o melhor que puder para viver, desde que isso não tome sua vida e todo o seu tempo, e logo as suas necessidades são supridas em todas as áreas.
Shelton: Vá em busca de seus sonhos, dos seus ideais, mas, sempre com a vontade de Deus acima de tudo, desta forma, as portas se abrem e a vida se revela leve.
3. O médium, para cumpri sua missão, precisa ser como os grandes divulgadores do espiritismo e abri mão de suas famílias em prol da humanidade?
Louis Alphonse: Deus jamais pediu isso de nenhum filho, as famílias que os abandonaram por ignorância do potencial universal de suas missões na Terra e por dever e responsabilidade, estes permaneceram na árdua tarefa da solidão. Mas onde há amor verdadeiro, há obra de Deus em nossos corações e a família é a célula máter de uma sociedade regenerada.
Laura: A prioridade pela missão, sempre fez os grandes espíritos sofrerem incompreensão de suas famílias, mas isso não significa que inexistiu amor por parte delas. E ainda existe por parte de muitas.
Shelton: Uma missão que se preze deve ter amor, deve ter união e deve ter uma família espiritual. A física pode lhes faltar, mas a espiritual nunca faltará.
4. O médium que não se desenvolve completamente na casa espírita, perde na qualidade de seu trabalho espiritual?
Louis Alphonse: A mediunidade existe desde que a humanidade foi criada e naquele tempo não existia casa espírita. Isso foi organizado neste planeta há 150 anos, aproximadamente para que melhores obras escritas e intelectuais fossem enviadas à Terra, além de apenas adivinhações e oráculos antigos, o que proporcionou preconceitos no meio atual espírita científico e muitas crendizes superficiais no passado. Portanto, assim como os mitos tem seu fundo verdadeiro, as mensagens dos espíritos sempre trouxeram algum contexto de leitura de mundo para aliviar a humanidade por toda vida humana em todas as épocas. Atualmente, é preciso sim, que os médiuns se eduquem numa escola espiritual, seja ela qual for a religião, para que suas obras não percam o domínio espiritual superior e tenham uma qualidade aceitável de compreensão, adaptação cultural, de linguagem e entendimento.
Laura: O mais importante é a fé racional naquilo que o médium faz e aceita do mundo espiritual.
Shelton: Complementando a fala de nosso mentor, médium que é médium, suporta a provação do estudo com coragem e fé. Mesmo que isso lhe custe muitas represálias.
5. Nós temos medo de falhar, achamos até natural esse temor de perder a mediunidade e a oportunidade da tarefa. O que podemos fazer para ter segurança na nossa tarefa mediúnica, por menor que ela seja?
Louis Alphonse: Assim como uma empresa possui funcionários importantes de níveis diferentes, a espiritualidade também orienta e propõe soluções importantes a cada servidor fiel do Cristo, nossas mensagens chegam por meio das palestras, por meio da música, dos áudios, vídeos e muitas produções espirituais a nos guiar. Até mesmo por meio de irmãos evangélicos em seus meios de unificar a obra do Pai. Logo, nenhum filho poderá reclamar ao Pai que não foi orientado antes da prova. Assim, o mestre Jesus nos disse: Quem tiver ouvidos de ouvir que ouça, e olhos de ver que vejam. A segurança vem do exercício da caridade despretenciosa.
Laura: Sua fé, sua base espiritual e suas escolhas boas que vão construir solidamente a rocha do serviço crístico que prometeu concluir na Terra e que Deus lhe confiou sabendo que daria conta de fazê-lo.
Shelton: Insegurança sempre existe mesmo, qualquer trabalho volta isso na nossa mente, será que sou capaz? Portanto, se Deus confia, é porque sabe que você vai se esforçar para fazer o que Ele quer.
6. O sucesso da tarefa é compartilhado com todas as pessoas que ajudaram na conclusão da obra?
Louis Alphonse: Sim, todo o ônus e todo o bônus espiritual da obra é partilhado igualmente na proporção do esforço de cada um, como mérito espiritual coletivo e individual concomitantemente obedecendo-se a lei de solidariedade universal em todos os mundos. O homem herdará do próprio homem todas as suas glórias...
Laura: Assim como o cristianismo foi uma conquista individual e coletiva, todas as tarefas em prol da espiritualização, por menores que sejam, acumulam no mérito do planeta.
Shelton: todos ganham os bônus e as responsabilidades pelo sucesso sim, e isso é que motiva muitos a permanecerem até o final de um trabalho divino promissor e altruísta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário